Top Postagens
recent

A busca contínua por um sentido na vida, e nossa reconexão com a espiritualidade.





Já parou para repensar sua espiritualidade?

Em nossas atividades cotidianas, nem sempre (ou quase nunca) paramos para refletir sobre nossas emoções e o estado de nossa mente. E observar aquilo que transcende nossa experiência terrena, e tratar as necessidades do espírito, da nossa alma, é algo que se torna cada vez mais raro.

São muitas as pressões, e agora ainda mais, com a preocupação advinda de uma pandemia, de algo que limita a vida e pode causar danos e morte. Fácil não está, e nunca foi, e parar para respirar nem sempre nos surge como opção. Os pesos de nossos compromissos, das necessidades que somos obrigados a suprir, nos cobra preços muitas vezes absurdo. Tem vezes que é impagável enquanto humanos.

Sabemos, e a OMS já nos avisou, que a depressão é hoje a doença que mais incapacita as pessoas. Deprimir é, numa conceituação solta, aquilo que nos faz ir a baixo, que leva ao chão nossas emoções e vontade. Se não tomarmos cuidado, e aliviarmos a pressão que sofremos, podemos facilmente esgotar as forças que nos impulsiona para a proatividade, e dum momento para outro, sucumbir.

E tratar da espiritualidade é o caminho mais curto para a prevenção de um estado depressivo. Porém, antes, precisamos definir o que é esta tal espiritualidade. Embora esta tenha muitas variantes, tentaremos aqui expô-la de maneira simples e que sirva para uma compreensão geral. Assim, a significaremos como uma procura individual e contínua de sentido na vida, para além da matéria e da vontade imediata.

Neste aspecto, o afeto, a empatia e a compaixão são propulsores da espiritualidade. Estes sentimentos são os que direcionam nossa humanidade para um estado feliz e de equilíbrio. A palavra-chave para a ação plena de nosso espírito é conexão. Estar conectado com aquilo que, naturalmente, eleva nossa mente e energia, é o que traz a vitalidade que tanto precisamos. Espiritualidade é vital.

Exercitar esses e outros bons sentimentos todos os dias, e parar para dar atenção a respiração e ao silêncio, nos ajudará a suportar os percalços que aparecerem, e trará a resiliência que deixará a depressão a léguas de distância. Contudo, novamente, o agora não está fácil, mas retirar de cinco a dez minutos diariamente para, ao menos, proporcionar ao corpo e a mente um instante de paz, não custa tanto, e vale o preço.

Outra coisa, cantar também ajuda e espanta males. A música cria em nós um otimismo imediato, por sua melodia e por suas ondas. Cantarolar também é espiritual. Aliás, tudo é do espírito. E para ficar fácil este entendimento, iremos definir espírito como aquilo que é essência, e para onde tudo se direciona. Assim, tudo que vibra tem sua causa e destino. Nós somos seres vibrantes, e é esta animação que nos garante vida em abundância. Sem este estremecimento do espírito, somos apenas seres inócuos. Saiba que é a frequência pela qual vibramos que nos movimenta.

Entretanto, há o que nos deixa cair em tentação, e por consequência nos afasta de qualquer positividade perante a vida e o espírito. A espiritualidade quando não tratada ou abandonada nos enfraquece e nos torna incapazes de, satisfatoriamente, lidar com as demandas cotidianas e nos impede de conquistar objetivos e realizar sonhos. E estas tentações geralmente surgem como prazeres a serem desfrutados imediatamente.

Compreenda que a espiritualidade, embora essencial ao nosso aprimoramento, é questão de escolha e prioridade. A tranquilidade e o equilíbrio são resultados de ações pensadas e idealizadas. Foco é primordial, saiba disso, e é o objeto mais importante, e que define melhores destinos.  E neste ponto, destacamos, não estamos tratando de religião ou crença, e de nada que dependa de outras pessoas ou de seres além de nossa materialidade.

Contudo, o hábito da oração, por prece ou numa conversa com o eu interior, tem funcionado para muitos na questão desta reconexão da consciência com a essência espiritual. E note bem, a experiência daqueles que dedicam certo tempo nesta boa conexão com algo além de suas próprias forças, pode ser potencializada se a racionalidade agir como guia. A ciência, tanto a metodologia quanto a percepção, pode ser considerada boa instigadora no acesso a nossa espiritualidade.

Tenhamos, portanto, noção daquilo que nos eleva, e é capaz de atender a nossa alma em sua característica mais pura. Respirar, observar e apreciar o silêncio, no tempo que for possível, e diariamente, é vital para todos nós, e principalmente naquilo que nos conecta ao mundo. Estamos aqui para sermos melhores, e só aprimoramos aquilo que exercitamos constantemente. Façamos, então, parte da academia da alma, onde o resultado que mais importa é nosso bom estado de espírito.

Alexandre Fon
@_alexandrefon


Tecnologia do Blogger.